BLOG

A importância do LinkedIn : Por que devo criar um perfil nessa rede social?


Lançada em 2003, o LinkeIn é a maior rede social exclusiva para profissionais do mundo. Com mais de 300 milhões de usuários, sendo 3 milhões de perfis de empresas, essa rede social reúne pessoas de todas as áreas. Mas qual a importância do LinkedIn? Por que devo criar um perfil nessa redes social de currículos online?

As redes sociais é um mundo incrível. Recheado de ferramentas para interação, a maioria dos jovens tem pelo menos um perfil criado em uma delas, seja no Facebook, Twitter ou Instagram. Neles são compartilhados fatos da vida ou conteúdos relevantes, além de seguir marcas e pessoas.

No post de hoje vamos mostrar a importância do LinkedIn e te convencer a criar um perfil nessa rede social!

A importância do LinkedIn: Por que devo criar um perfil nessa rede social?

Saiba a importância do LinkedIn

Já que as redes sociais tem um grande alcance, por que não usá-las para contatos profissionais ou encontrar oportunidades de carreira? Pois então, o LinkedIn é voltado especialmente para o mercado de trabalho e vem ganhando cada vez mais usuários no Brasil, principalmente entre os recém formados e pequenos empreendedores.

Nós estamos entre os 5 maiores mercados da rede social, tendo mais de 20 milhões de usuários ativos.

Ao longo dos anos de criação, o LinkedIn passou por diversas transformações. A plataforma que era vista somente como oferta e busca de empregos passou a ser uma imensa oportunidade de apresentação de conteúdos, networking, soluções inteligentes e exposição de marca empresarial.

A importância do LinkedIn: Por que devo criar um perfil nessa rede social?

Se você ainda não conhece essa rede social, o LinkedIn funciona basicamente como um currículo online, porém mais completo. No seu perfil você pode incluir empresas, campanhas e marcas das quais você já trabalhou, além de criar uma rede de amizades.

Você pode adicionar pessoas na plataforma e usá-la como rede social, ou seja, criar proximidade com gerentes, agências, outros profissionais e etc.

A importância do LinkedIn começa aí. A plataforma trás muitas oportunidades e possibilidades e por isso é interessante ter um perfil otimizado. É importante ter as informações organizadas e bem expostas.

Hoje em dia nas redes sociais, não basta apenas criar um perfil, é preciso interagir, ampliar a sua rede, participar de grupos, publicar e compartilhar conteúdos e por incrível que pareça ter seguidores engajados.

Como criar um bom perfil e ter sucesso no LinkedIn?

Para criar um perfil no LinkedIn não precisa de muito, basta ter um endereço de e-mail válido. Então é só entrar na página oficial da plataforma ou no aplicativo e realizar o cadastro. Porém não basta somente criar o seu perfil sem nenhum critério.

Afinal você está ali para crescer em sua carreira profissional, conhecer pessoas que possam se tornar seus chefes, encontrar boas oportunidades e interagir com outras pessoas da sua área de atuação.

Por isso vamos dar algumas dicas para te ajudar a criar um bom perfil e mostrar a importância do LinkedIn.

1- Seja profissional

Saiba que o LinkedIn é uma rede social extremamente profissional. Diferentemente do Instagram e do Facebook, em que você sai adicionando amigos dos amigos e mandando mensagem para todos.

Adicione apenas quem você acha interessante para o seu trabalho e mantenha um nível de profissionalismo digno de uma grande empresa. Tanto na hora de publicar algum conteúdo quando na hora de conversar com as pessoas por lá.

2- Coloque uma foto de perfil

É importante que a sua página profissional tenha um rosto, então nunca deixe o seu perfil sem foto. Assim os possíveis recrutadores vão ver alguém ali.

Escolha uma foto que passe um pouco da sua personalidade, mas profissionalismo e responsabilidade. Esqueça aquela foto na balada, bar, com animal de estimação ou praia, deixe essas para o feed do Instagram. Lembre-se sempre, você está no LinkedIn com o objetivo profissional.

A importância do LinkedIn: Por que devo criar um perfil nessa rede social?

3- Conteúdo do perfil

Mesmo que você ainda seja um estudante e tenha poucas experiências profissionais, não fique tímido de entrar para o LinkedIn. Descreva no seu perfil tudo o que você já fez. Detalhe os seus estágios, projetos que fez parte, idiomas que domina, se já morou no exterior e etc.

Diga também a suas caraterísticas e e habilidades profissionais que possam ser relevantes para a área, afinal, tudo conta.

Não se esqueça de colocar se já realizou alguma atividade extracurricular ou atividades voluntárias. Esses itens andam ganhando cada vez mais destaques entre os recrutadores.

No LinkedIn existe um espaço específico para as pessoas que conhecem você e suas habilidades profissionais fazerem recomendação, e ficam visíveis para quem acessar o seu perfil. Peça para que seus ex-chefes e professores que você tenha contato escreva alguma recomendação para você.

Nunca minta sobre suas informações profissionais, caso você seja selecionado para alguma vaga ou processo seletivo é importante que todas as informações sejam verdadeiras.

4- Personalize a URL do perfil

Você já deve ter visto links compartilhados de perfil do LinkedIn cheio de números e letras. A sua URL é assim? Pois bem, é muito difícil digitar tudo aquilo. Mas o LinkedIn permite personalizar o URL.

Para fazer isso é muito fácil. Acesse o painel de edição de perfil e modifique a url do seu perfil para o nome e/ou nome e sua profissão. Exemplos: linkedin.com/in/seunome/ ou linkedin.com/in/profissãoeseunome/.

5- Interaja na rede

É nesse ponto onde a maioria dos usuários falham. Muitas pessoas criam um perfil e com o tempo acabam deixando-o de lado e esquecendo de publicar conteúdos interessantes e interagir com as outras pessoas. Siga essas 3 dicas para interagir melhor no LinkedIn:

1-Compartilhe

Compartilhe conteúdos, notícias e vagas que possam ser de interesse dos seus contatos. Não esqueça de marcar os seus contatos que estão em busca de emprego em vagas disponíveis.

2-Gere conteúdo

Agora é a a sua hora de gerar conteúdo. Crie um grupo sobre a sua área de atuação, participe ativamente de grupos, escreva artigos, publique informações novas e relevantes.  Cuidado com a ortografia.

3- Aumente a sua rede de contatos

Entre no LinkedIn e busque por pessoas que você tenha conhecido em empregos anteriores, faculdade, cursos e eventos.

Quem tem um perfil conhecido na rede consegue mais oportunidades, além de se destacar entre os demais. Entre em contato com a SM Curtidas e saiba as vantagens de comprar seguidores para seu perfil no LinkedIn.

A importância do LinkedIn: Por que devo criar um perfil nessa rede social?

Use a plataforma a seu favor

Agora que você já sabe a importância do LinkedIn e porque deve criar um perfil nessa rede social é hora de colocar todas as dicas em prática.

Assim como as outras redes sociais, o LinkedIn tem várias maneiras de te beneficiar. Para isso, é importante estudar mais a fundo a plataforma, pesquisar como elaborar um conteúdo interessante e como tornar o seu perfil atraente para os outros usuários.

Ao comprar seguidores para seu perfil no Linkedin você amplia o seu leque de oportunidades de divulgação do seu currículo e do seu conteúdo. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços e pacotes.

Até o próximo!



Publicações Relacionadas



Comentários

Clique aqui e fale conosco!
Clique aqui e fale conosco!
Fale com Eduardo
Fale com Andrey