26/março - 2021

Como criar posts que engajam nas redes sociais?

Veja o passo a passo necessário para que sua empresa crie conteúdos para redes sociais com solidez, aumentando assim as chances de seus posts obterem melhores resultados.

Hoje muitas pessoas criam perfis para diversos fins, uns é para ganhar dinheiro com suas postagens, outros para conseguirem vender seus produtos e daí por diante. 

O certo é que não adianta criar um perfil e não postar quase nada, mas também não é necessário criar um perfil e sair postando tudo que vê pela frente ou até conteúdos sem importância. O conteúdo é a essência do marketing nas redes sociais.

Para criar conteúdos para as redes sociais é necessário muita técnica e planejamento para conseguir engajar e pegar a confiança dos seguidores.

Muitas pessoas vão seguir sua marca e se a pessoa falar de coisas interessantes que criam conexões e agregam valores. Por tanto, para um bom resultado é importante que o marketing ande sempre de mãos dadas com as técnicas de mídia social.

Veja a seguir as 5 etapas necessárias para que sua empresa gere conteúdo consistente para as redes sociais. Dessa forma, suas chances de obter resultados positivos com as postagens são bem maiores.

Como criar conteúdos para as redes sociais

Acessar uma rede social por motivos pequenos, como marcas na plataforma, presença de outras pessoas, pode ser prejudicial. Os canais de comunicação, assim como as redes sociais, tem seus propósitos. Ambas vão oferecer uma experiência de utilização diferente. Por isso pode ocorrer um impacto diretamente na atuação e nos objetivos  da sua marca nessas plataformas.

Você deve fazer essas perguntas:

Depois que das respostas dessas perguntas, será possível traçar um planejamento do seu conteúdo, que deve ser iniciado por meio do desenvolvimento de um olhar crítico da distinção da rede social para a sua técnica. 

Então, quando entendemos a forma que as redes sociais podem nos ajudar a alcançar nossos objetivos, como a sua marca terá que atuar em cada canal e quais são os resultados que você terá alcançar. 

Começando a partir dessa análise e da visão técnica, a pessoa pode ter um olhar específico para a produção de materiais para redes sociais. É necessário entender o seu público, quais os gostos deles, o que eles gostariam de ver nas suas postagens, como criar participações e se  sobressair à frente dos concorrentes.

É importante olhar para as particularidades de cada rede social e os modelos apresentados. Dessa forma, as pessoas podem criar conteúdos mais interessantes para cada uma das redes. 

Por fim, é importante compreender a capacidade de cada equipe para fazer a produção do conteúdo.

Com todas essas informações, a pessoa será capaz de criar um calendário que tenha sentido para o dia a dia de trabalho, afirmando a regularidade das postagens. E ainda, a pessoa consegue ter um perspectiva maior do que vai precisar para realizar todas as tarefas e realizar uma administração mais apropriada do seu grupo

Estabeleça sua Buyer Persona

A pessoa deve saber com quem está dialogando nas redes sociais. E para quem seus materiais estão sendo criados. As pessoas podem até fazer ideia do público-alvo da sua marca, mas o mais interessante ainda é organizar um perfil da sua buyer persona.

O famoso buyer persona é um personagem meio fictício que é representado pela pessoa ideal da sua empresa. Essa exposição traz as necessidades, dúvidas, interesse e comportamento desse  personagem.

A criação do persona deve ser organizada baseado em dados reais sobre os clientes, recolhidos em entrevistas, questionários e também nas observações. É importante criar um perfil com base em padrões, que simbolizam traços de personalidade das pessoas, baseados em parâmetros de comportamento humano. 

Determine objetivos de Marketing nas redes sociais

É muito importante definir os objetivos e as técnicas de marketing nas plataformas digitais é o que direcionam suas decisões e estabelece qual caminho a pessoa deve trilhar para alcançá-los.

Veja os principais objetivos de marketing nas redes sociai :

 

Dessa maneira, a pessoa acrescenta mais informações, para certas ações e gera materiais para conseguir seus objetivos. É muito importante que a pessoa estabeleça metas conceituais e calculadas – das redes sociais, e também dos indicadores que serão monitorados para ver se as técnicas estão no caminho certo.

Planeje o material para cada rede social

Na hora de planejar o material das redes sociais, muitas marcas querem  ser inseridas em todas as plataformas que existem para atingir mais seguidores. Mas só que poucas conseguem ter uma atuação concreta e relevante de todas as plataformas. E para dar conta terminam repetindo os materiais em outras redes sociais.

Por tanto, cada rede social tem seu público, seu ritmo e sua linguagem, assim como seu formato. Alguns são focados em conexões profissionais, é o caso do linkedin, já o TikTok conta com uma linguagem informal e divertida. Para ganhar seguidores Twitch por isso, é necessário conhecer o perfil de cada rede social para saber se seu personagem está  e se a rede vai ajudar a cumprir seus propósito de marketing.

Não será necessário inserir sua marca em todas as plataformas digitais.

Sendo assim, após a pessoa escolher as redes sociais principais para inserir sua marca, veja o tipo de material e linguagem que envolve o público que está na rede social.

 

Dê prioridade a frequência e constância das publicações

Para atingir o sucesso nas redes sociais não depende só dos seus materiais, mas de um conjunto de coisas, como frequência adequada e publicações constantes. O perfil tem que está sempre ativo com novas publicações para que não haja a perda de importância do perfil, e os seguidores fiquem desmotivados e parem de seguir.

falando da frequência, que é o intervalo de tempo entre uma postagem e outra: a pessoa deve criar uma frequência que se encaixe ao perfil do seu personagem, Os traços de cada rede social e à habilidade de produção do seu grupo. 

Para a melhor frequência não existe uma regra. O importante é realizar testes com o seu público e atender de acordo com a regularidade que os seguidores respondem melhor às suas publicações.

Crie um calendário de postagens e observe os resultados

Para que a pessoa possa garantir com que frequência postar seu material, é necessário que o grupo se organize. Criar um calendário de postagens é o mais indicado para isso, pois ele oferece uma relação das postagens que serão inseridas no período, e também das atividades envolvidas, como, produção, agendamento e revisão, entre outros.

A pessoa também utiliza o agendamento de postagens – em ferramentas como a mlabs disponibilizam para ficar programado e não correr o risco de esquecer de nenhuma das postagens.

Outras Publicações