BLOG

COMO GERAR ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS

 

As mídias sociais tomaram uma dimensão enorme nos dias atuais. Empresas e personalidades que não estão inseridas nesse meio acabam caindo no esquecimento ou sendo taxados como desatualizada.

O engajamento vai além do simples ato de comentar uma postagem no Fabebook, Instagram ou Youtube. O engajamento é envolvimento, interação, intimidade e influência.

Podem parecer nomes arbitrários e significam a mesma coisa, mas certamente não são e cada um desses representa uma métrica importante para avaliar o desempenho das redes sociais e o nível de engajamento algo também ligado a quantidade de seguidores que você tem.

Para aprofundar mais sobre o assunto, falaremos sobre o que é o engajamento nas redes sociais, sua importância e como conseguir gerar resultados positivos para as suas redes sociais e também para os seus projetos.

O QUE É ENGAJAMENTO?

O engajamento, como dito, é uma sequência – não linear – de ações que estão diretamente ligadas a expressão de sentimentos, também podem ser postas como uma mediação dos sentimentos.

Alguns textos, imagens ou vídeos fazem o público sentir determinados sentimentos e, por conseguinte, querem expressar esse sentimento interagindo com o emissor na forma de comentário e/ou like, por exemplo.

Mas não entenda mal, gerar engajamento não é pedir likes, inscrições ou comentários no conteúdo criado por você ou sua equipe, mas é algo muito mais enraizado e melhor desenvolvido (logo mais falaremos mais sobre isso).

  • Envolvimento: representa o número de views daquele conteúdo e tempo gasto nele;
  • Interação: são os comentários e discussões iniciadas no seu post, representando o número de indivíduos que entram em contato com a marca e tentam estabelecer uma relação com a mesma;
  • Intimidade: essa métrica avalia necessariamente qual o tipo de sentimento gerado pela marca (e suas publicações) através de ferramentas de monitoramento;
  • Influência: mede a probabilidade das suas interações de comprarem o produto ou serviço que aquela marca apresenta.

A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO

Estar no ambiente online é primordial para qualquer empresa ou personalidade do século XXI. Alcançar uma grande quantidade de pessoas não é mais uma questão de sorte, mas sim de saber trabalhar com os recursos usados pelos consumidores desse século.

O engajamento é muito importante até para o próprio posicionamento dentro de plataformas como o Facebook. Ou seja, para o que você cria ser bem rankeado dentro dessa rede social, é importante, também, gerar engajamento com o seu público alvo. Isso quer dizer que você já sai na frente se grande parte das pessoas que você alcança tem o ímpeto de comentar o seu conteúdo.

Seja para um blog pessoal no qual você dá dicas de vida ou em textos no qual os produtos com os quais você trabalha são divulgados, ter engajamento cria “lealdade”.

O relacionamento entre o consumidor e o conteúdo cria um vínculo com a marca de forma tal que sempre que ele pensar em um conteúdo específico ele consultará o seu e sua marca será sempre vinculada a esse sentimento. Vai além dos valores racionais, também está relacionado a sentimentos (pergunte aos usuários da Apple).

Além disso, pessoas engajadas compram mais. Uma pesquisa divulgada no blog Big Data Business demonstrou que os consumidores considerados engajados e hiperengajados compram um produto online diversas vezes por semana, enquanto uma fração muito menor de consumidores que evitam engajamento online têm o mesmo hábito. Ou seja, gerar engajamento (sentimento) igual a maior lucro.

COMO GERAR ENGAJAMENTO COM O SEU PÚBLICO ALVO

Métricas são muito importantes para que todas as ações feitas nas redes sociais sejam avaliadas, dando assim a possibilidade de melhorá-las e ainda as personalizas. Mas, antes de ter o que avaliar, é preciso saber como fazer o seu público alvo se envolver com o conteúdo criado para você.

Sendo assim, separamos algumas dicas muito interessantes que você pode começar a colocar em prática hoje para que as suas métricas irem na direção que você quer.

  1. “Prova Social”

Todo mundo tenta ser original e gostar de coisas undergrounds e pouco conhecidas, contudo existe um efeito que pode ser chamado de “efeito de massa”. Parte-se do pressuposto que “se o meu amigo gosta eu também vou gostar”.

A prova social consiste em demonstrar quantas pessoas já interagiram com a página, postagem, etc. Deixar exposto a quantidade de likes ou de comentários na página ou no texto, ou no vídeo é interessante para demonstrar que muitas pessoas estão interessadas na marca e no tipo de conteúdo.

  1. A felicidade dissemina

Postagens que trazem em si um alto valor emocional, estimulam as pessoas a desenvolver um sentimento do seu público alvo. E, dentro as 4 emoções que normalmente são exploradas (alegria, raiva, tristeza e medo) a alegria é a que tem melhores resultados.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com agendamentos em consulados pode criar conteúdo que gerem orgulho/felicidade da sua nacionalidade.

  1. Focar no que ele perde se não usar/testar o seu serviço/produto

Já teve aquela sensação que todos estão se divertindo menos você? Você pode usar essa sensação para atrair engajamento para a sua página, usando o “medo de perder algo” (do inglês fear of missing out).

Sendo bem direto, esse é o grande combustível das redes sociais como o todo. Acessamos o tempo todo por medo de perder a nova trend, mas atenção não faça promessas que você não pode cumprir, será muito mais prejudicial a sua marca.

  1. Curiosidade

Todo mundo já clicou naqueles posts que que prometem explicar o funcionamento de algo muito utilizado. Utilizar perguntas que estimulem esse sentimento é uma ótima estratégia. Os indivíduos sentem o interesse de preencher esse vazio e logo irão atrás da resposta, e inclusive podem marcar amigos que tenham interesses similares.

 

Como podemos ver, gerar engajamento não tem uma receita certa, precisa-se analisar o seu público alvo de forma a entender qual tipo de conteúdo/abordagem terá mais resultado.

Mas tudo isso de nada adiantará se você não tiver seguidores para interagir contigo. Nesse sentido, nós da SM Curtidas podemos de dar o primeiro impulso para que suas métricas vão na direção que você deseja.

 

Turbine seu Instagram com nosso pacotes seguidores e curtidas Reais. “Clique Aqui”



Comentários

Clique aqui e fale conosco!